Em situação de emergência, o extintor ABC, portátil ou móvel, é o meio de combate de 1ª intervenção. Muitas vezes, o extintor ABC é o primeiro agente a entrar em ação no início do incêndio. Também é apropriado para combate a fogos de pequenas dimensões. Dado cobrir grande parte das classes de fogos, o extintor ABC é também dos mais utilizados.
A carga limitada do extintor ABC requer, no entanto, um uso adequado, de modo a otimizar todas as suas potencialidades quando é utilizado no combate a fogos em fase inicial. Por outro lado, a existência de mais do que um extintor ABC em determinada área, sempre homologados e em perfeitas condições de manutenção, são um auxiliar fundamental na determinação do sucesso ao combate de fogos de pequenas dimensões.
Veja como é fácil usar o extintor abc em incêndios de pequenas dimensões
Por que o extintor ABC é o mais utilizado no combate a incêndios de pequenas dimensões? João é um jovem empreendedor e acabou de abrir uma pequena loja de venda de produtos gourmet. Apesar de o seu espaço dispor, por lei, de um plano de incêndio aprovado, João quis saber por que era o extintor ABC tão utilizado.
Diferentes tipos de fogos
- Os fogos não são todos iguais pela mesma razão que os materiais ardidos não são todos iguais. Por isso, para cada classe de fogo é recomendado um tipo de agente extintor. O extintor ABC cobre quase todas as classes de fogos.
1. Fogo classe A:
Os materiais orgânicos sólidos, como madeiras ou papel, deixam resíduos em forma de brasas. Embora outros agentes extintores, como o dióxido de carbono ou a espuma, possam ser usados, o extintor ABC é recomendado para este tipo de incêndios.
2. Fogo classe B:
Os materiais líquidos e sólidos inflamáveis, mas que não deixam resíduos, são facilmente combustíveis. É o caso do álcool, da gasolina ou da tinta. Para esta classe de fogos, o extintor ABC é igualmente recomendado.
3. Fogo classe C:
Os materiais inflamáveis que envolvem gases, como o gás natural, o gás propano ou o gás butano, são altamente explosivos. Para esta classe de fogos, é também recomendada a utilização do extintor ABC.
Além destas classes de fogos, existem ainda mais duas classes:
1. Fogo classe D:
Nestes fogos estão envolvidos metais combustíveis, como o titânio ou o magnésio. São metais com uma particularidade tão específica que exigem agentes extintores igualmente específicos, neste caso, recomendam-se os extintores de pó químico.
2. Fogos classe F:
Neste tipo de fogos estão envolvidas substâncias próprias para cozinhar, como óleos de fritar e gorduras vegetais ou animais. Para este tipo de incêndio, embora se possa usar o extintor ABC, outros extintores estão também recomendados, como os extintores CO2.
O tipo de extintores que o João usaria na sua loja
O João optou pelo extintor ABC sem qualquer tipo de dúvida. Dada a sua quase universalidade, cobria as classes de fogos mais previsíveis de ocorrer na sua área de negócio. Além disso, a sua loja não possuía área de cozinha, pelo que a eventual ocorrência de fogos da classe F estaria descartada. Mesmo que deflagrasse, porventura, um incêndio na zona do ponto de venda dos óleos alimentares, o extintor ABC cobriria este tipo de materiais.
Como utilizar o extintor ABC
O João sabia que na sua loja só deveria utilizar o extintor ABC se o fogo fosse de pequenas dimensões e estivesse sob controlo. Mas havia ainda outros procedimentos a ter em conta.
- Atacar as chamas:
Estas só devem ser atacadas quando já não há ninguém na proximidade das chamas, a não ser, evidentemente, a pessoa que usa o extintor ABC e ninguém se encontra em perigo.
- Atacar o fumo:
Caso o local estivesse cheio de fumo, o João deveria abandonar o local e esperar a chegada dos meios de socorro exteriores sem usar o extintor ABC. A inalação de fumo é extremamente tóxica e uma das principais causas de morte por incêndio.
- Alcançar o extintor ABC:
Dado este tipo de extintor cobrir grande parte das classes de fogos, é o extintor ideal. Mas o João deverá escolher um extintor ABC de fácil manuseio, isto é, cujo peso e tamanho não comprometa a facilidade da operação de combate ao pequeno incêndio. O mercado dispõe de extintores ABC portáteis, que vão dos 2 aos 9 kg, e outros de peso maior.
Procedimentos prévios à utilização do extintor ABC
Antes de qualquer utilização, o João deverá, no entanto, certificar-se de que o extintor ABC que adquiriu está homologado. Deverá, por isso, escolher sempre empresas certificadas que lhe possam vender os melhores produtos.
O João deverá ler todas as instruções do extintor ABC, bem como familiarizar-se com a forma correta de o utilizar. Em caso de necessidade, o sucesso do combate ao incêndio dependerá, em grande medida, da sua ação certeira e sem hesitações.
Por último, o João deverá sempre contatar empresas certificadas que façam a manutenção do seu extintor ABC.
Lembre-se que, tal como para o João, o melhor conselheiro é a prevenção e o aconselhamento de profissionais. Não deixe de nos contatar em caso de dúvida.
Neste vídeo realizado pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB) irá aprender como utilizar o Extintor ABC corretamente:
0 Comments